FELIZ VIDA DA MULHER!

Dia da Mulher
Ninguém precisa um calendário na mão para descobrir a importância da mulher.
De fato, é quase vergonhoso para humanidade que uma data tenha de ser escolhida para que se reflita sobre as injustiças praticadas contra o gênero durante toda a história.
Melhor seria que estas injustiças jamais tivessem sido praticadas. Porém, ações como a criação do Dia da Mulher e a luta por seus direitos foram e são pragmáticas e necessárias.

Pesquisas em todas as partes do mundo ainda apontam:
Que mulheres ganham menos, exercendo a mesma função – e, diga-se de passagem, com mais competência; Que mulheres ainda sofrem com todo tipo de violência, discriminação, preconceito; Que mulheres são privadas de seus direitos, oprimidas, subjugadas, etc.
Aliás, há uma lista dessas injustiças no site da ONU-BR.

Agora, qual é a nossa função?
Nós, em frente aos computadores, celulares e tablets; nas filas de supermercados; no transporte público; em meio aos transeuntes. Nós que não temos holofotes, nem microfones; Que não ocupamos cargos políticos nem comandamos ONGs; Que não estamos em palestras, congressos, reuniões, manifestos, o que podemos fazer?

Olhe para o seu lado. As chances de haver uma ou mais mulheres são enormes.
Como você as trata? Com respeito, dignidade, humildade?
Como você as vê? Como alguém de valor, dotado dos mesmos direitos e deveres?
Como você as observa? Como observa sua mãe, irmã ou filha, zelando por sua integridade?
78489727
Já é de imensa importância que você não seja conivente ou, pior, ajude a perpetuar a desigualdade imposta sobre o gênero feminino. Analise sutilmente sua forma de agir e de pensar.
“A verdade te libertará. Mas primeiro ela vai te enfurecer.” (Gloria Steinem)

Cada vez que você pensa ou age como se a mulher fosse inferior, retarda ainda mais o processo de conscientização e busca da igualdade.
Mulheres não existem para satisfazer seus desejos; Nem para enfeitar seu ambiente; Nem para servir às suas necessidades; Nem para acatarem normas ou dogmas tradicionais que as coloquem e posição inferior; Nem para simplesmente preencher uma lacuna. Mulheres não são frutos do acaso; Não são coadjuvantes na história; Não dependem de aprovação ou permissão para que tenham seu devido valor.

Elas Movem o Mundo!
Aos poucos, e a duras penas, com sangue, suor e lágrimas, elas têm demonstrado essa importância. Olhe novamente para as mulheres ao seu lado.
Tenha orgulho de estar perto delas. Compreenda as fraquezas, da mesma forma que compreende as suas. Admire suas qualidades, da mesma forma que admira às que possui ou acredita possuir. Defenda a sua liberdade.
Dê atenção. Ouça o que ela tem a dizer. Valorize sua opinião e suas decisões.
Valorize seu caráter, capacidade de enfrentar desafios, seu talento, sua inteligência, dedicação, competência, simpatia, empatia, sua beleza interior.
Quando fizer isso, não estará transformando-a em uma mulher melhor, estará transformando a si mesmo num homem melhor.

1402166_255623667924531_13844614_o

Se você é uma mulher…
Olhe para si mesma e para as mulheres em que se inspira!
Acredite em você e em seu potencial. Lute por seus direitos. Faça como disse Sylvia Plath: “Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou.”
Não permita que a opressão escravize sua mente.
Sua postura diante das dificuldades será relevante para as mulheres das futuras gerações, assim como muitas guerreiras pagaram um alto preço para suas conquistas hoje.
“[...] Nada causa mais horror à ordem do que homens e mulheres que sonham. Nós sonhamos. E organizamos o sonho.” (Pedro Tierra)

Conheci mulheres sem as quais minha vida não faria o menor sentido.
Todos os homens sabem disso e passam por isso. Mas a imaturidade e falta de reflexão muitas vezes cegam ao ponto de, mesmo por um segundo, proliferar a ignorância e injustiça. Talvez por isso ainda precisemos de uma data específica no calendário. Mas sonhamos com o dia em que seus direitos serão respeitados diariamente.

Existem maneiras de se avaliar o valor de um homem.
Uma delas é através do valor que ele atribui à mulher.

FELIZ DIA VIDA DA MULHER!

Alessandro Poveda
Psicanalista
Contato: (11) 94945-8735

Participe de nosso Concurso Cultural e concorra a um lindo Kit O Boticário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>